31 de mar. de 2009

Dia Nacional dos Centros Históricos

Portugal comemorou em 28 de março, na cidade de Castro Marim, o seu Dia Nacional de Centros Históricos, comprovando que, nessa questão, está à frente do Brasil. Iniciativa da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, a programação comemorou também os 199 anos do nascimento de Alexandre Herculano, nome maior das letras e da história de Portugal, considerado também o patrono nacional do municipalismo. Um dos temas das palestras revela a importância conferida ao assunto: Limitar o Centro Histórico, Delimitar a História”. O Brasil tem muitos motivos para realizar um evento semelhante e pode começar pela cidade de Porto Alegre, que desenvolve um trabalho importante nessa área.

16 de mar. de 2009

Proibida a publicidade no Centro Histórico do Rio

A prefeitura do Rio de Janeiro proibiu qualquer tipo de publicidade em locais e imóveis na área do Centro Histórico da cidade. São Paulo adotou políticas nesse sentido e grandes cidades no mundo inteiro, como Paris, por exemplo, que recebe cerca de 25 milhões de turistas por ano, também oferece aos visitantes uma paisagem ‘limpa’ do centro histórico. É um bom modelo para ser adotado também em Porto Alegre.

5 de mar. de 2009


Porto Alegre leva seu projeto de Centro Histórico a encontro internacional

Porto Alegre estará presente no VI Encontro Internacional de Cidade, Imagem e Memória, que se realizará em Cuba, nos dias 04 a 07 de maio. A presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Compahc), engenheira Rita Chang, vai apresentar o projeto Centro Histórico de Porto Alegre – Resgate afetivo como polo comercial e cultural, no encontro promovido pela Faculdade de Construções e Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Oriente, em Santiago de Cuba.