13 de jul. de 2012

Capital inicia a sinalização de 51 pontos no Centro Histórico



Informações das 140 placas darão orientação a quem anda a pé pelas ruasO processo de implantação de 140 placas contendo informações sobre 51 pontos turísticos do Centro Histórico da Capital, destinadas especialmente para os pedestres, teve início nesta quinta-feira. Foram instaladas quatro placas, fixadas no solo, com informações da direção da Usina do Gasômetro, do atracadouro dos barcos de passeio, da Praça da Alfândega, do Museu do Trabalho e da Praça Brigadeiro Sampaio.

O Projeto de Sinalização Turística para Pedestres no Centro Histórico de Porto Alegre irá orientar os atrativos históricos e culturais em roteiros a pé pela região, que concentra mais de 80% do patrimônio histórico da cidade. A distribuição das placas contemplará o eixo entre a Usina, o Cais do Porto, o Mercado Público, a Santa Casa, a Catedral Metropolitana e o Largo dos Açorianos.

“Estamos suprindo uma carência histórica da Capital, no que diz respeito à sinalização turística. A empresa responsável por esse processo de colocação tem até o dia 5 de setembro para concluir a implantação das 140 placas”, afirma o secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha.

O projeto executivo da sinalização turística, que terá 111 placas indicativas e 29 interpretativas com textos bilíngues (inglês e português), fotos e mapas, foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Da série das interpretativas, 14 terão ilustrações de Joaquim da Fonseca que retratam como era o local antigamente.

De acordo com o edital de licitação, o investimento total será de R$32.254,72, em recursos do Ministério do Turismo repassados pela Caixa Econômica Federal e com contrapartida do município. Em abril deste ano foi concluída a implantação da sinalização viária do Centro, que contou com 60 placas de localização para os motoristas que trafegam na região.

Jornal do Comércio
Fredy Vieira - 13/07/2012