27 de abr. de 2011

Florianópolis debate criação de Centro Histórico

Proposta deverá ser debatida na Câmara Municipal

A criação de um Centro Histórico na cidade, formado pela área urbana que abriga prédios, ruas e monumentos antigos de Florianópolis começa a ser debatida na Câmara Municipal. Um modelo de projeto de lei nesse sentido, de iniciativa do Blog Centros Históricos (HTTP://centroshistóricos.blogspot.com), especializado no tema, foi encaminhada ao vereador João Amin (PP) pelo jornalista e blogueiro Sérgio Rubim (http://cangarubim.blogspot.com)

A proposta prevê a criação de uma comissão constituída por representantes do poder público, especialistas, historiadores, urbanistas, empresários e moradores da área que será beneficiada com uma legislação específica. A finalidade do grupo será abrigar as discussões sobre o assunto, recolhendo sugestões e críticas, como a definição de incentivos e isenções fiscais e tributárias que assegurem a proteção e o desenvolvimento da zona beneficiada e possam ampliar o potencial turístico local.

Na justificativa do projeto, o Blog Centros Históricos destaca que em todo o mundo se vivencia um movimento de revitalização das áreas centrais e históricas das cidades. A preservação de espaços que marcaram a vida social das comunidades, tanto no aspecto material, com edificações antigas que tenham caráter histórico, como os denominados bens intangíveis, referentes à memória cultural das sociedades, conforme conceito da Unesco, é condição essencial para um desenvolvimento urbano sustentável.

Assessoria de Imprensa
27/04/2011

21 de abr. de 2011